A ETeSP tem dinamizado algumas medidas no sentido da digitalização dos processos administrativos da sua gestão, nomeadamente com a gestão dos estágios, o registo das aulas e-learning entre outras.
O próximo passo, será a digitalização da assinatura das pautas de avaliação, num esforço conjunto com a Divisão Académica. Este processo permitirá uma melhor fluidez no processo do lançamento das notas, facilitando a gestão e eliminando a necessidade de impressão das pautas e entrega nos serviços, com as inerentes poupanças.
Assinatura Digital das Pautas
A) No momento do lançamento das notas, na plataforma SIGA do IPCA, aquando do fecho da pauta, deverá escolher a opção: Todos os Alunos(Com cartão de Cidadão)
B) Deverá depois encontrar a pauta descarregada em PDF, que normalmente fica guardada na pasta “transferências” e, em detrimento da usual impressão, deverá abrir a aplicação da Autenticação.Gov para utilizar a Assinatura Digital
B.1) Escolher a assinatura Simples no caso de assinar apenas uma pauta, ou a Avançada para o caso de querer assinar mais do que uma pauta e arrastar a pauta, ou pautas, para a àrea dos documentos a assinar
B.2) Escolher o nome do ficheiro a gravar com a assinatura (documento_pauta_id_#####_assinada) e o local (Transferências)
B.3) E depois escolher a posição da assinatura na folha, geralmente no canto inferior direito , arrastando com o rato para a poisção pretendida
B.4) Clicar na opção “Assinar com Chave Móvel Digital”, aparecendo de seguida a janela para pedido de código de autenticação, quando deve preencher com número de telemóvel e o PIN de assinatura do cartão de cidadão
B.5) De seguida deverá confirmar no telemóvel, APP da Autenticação.Gov ou por SMS o código de autenticação
B.6) Com a confirmação de que o processo foi concluido com sucesso
C) O passo seguinte será carregar novamente a pauta no SIGA através da seguinte janela
Instalação do Aplicativo Autenticacao.Gov e configuração da Chave Móvel Digital (CMD)
Ativação da assinatura digital com a Chave Móvel Digital (CMD) através da ferramenta de autenticação.gov.
Caso tenha ativado esta possibilidade na altura do levantamento do cartão de cidadão, poderá fazê-lo com facilidade e comodidade seguindo as instruções dos seguintes vídeos:
Com leitor de cartões – caso necessite poderá dirigir-se a qualquer um dos serviços administrativos da ETeSP onde temos disponível para utilização um leitor de cartões e a habitual ajuda.
Através do portal das finanças – é uma solução menos imediata, quando comparada com a anterior, uma vez que depois da identificação no portal das finanças irá receber uma carta com o PIN.
A avaliação contínua é uma ferramenta fundamental para a promoção do sucesso académico.
Considerando a normalização da informação a transmitir aos estudantes, e ao interesse do acompanhamento da evolução da prestação académica do estudante, por forma a antecipar medidas de apoio pedagógico atempadamente, preparou o IPCA uma plataforma para preenchimento das avaliações contínuas, através do preenchimento da pauta.
Assim, enquadrado pelo Despacho PR N.º 121/2021 disponibilizamos aqui instruções para o preenchimento da pauta de avaliação contínua: