A Escola

A Escola Técnica Superior Profissional (ETESP) é a mais recente unidade orgânica do IPCA e entrará em funcionamento no ano letivo 2019/2020. Integra-se na rede de ensino superior público politécnico. A ETESP nasce de um desígnio estratégico da colaboração do IPCA para com o tecido empresarial da região do Cávado e do Ave, respondendo às necessidades de formação para técnicos superiores profissionais.

Uma Escola orientada para o ensino superior, com a oferta de Cursos Técnico Superiores Profissionais nas áreas do Design, Gestão, Hotelaria e Tecnologia, procura apoiar o tecido empresarial na preparação de mão de obra qualificada.

Com um corpo docente jovem, qualificado e na grande maioria com ligação a empresas, a ETESP assume como missão ser uma escola de referência e orientar a sua atuação no sentido da excelência técnico-profissional.

A ETESP diferencia-se pelo seu modelo de aprendizagem em contexto real, onde a colaboração com as empresas é fundamental, através de parcerias que permitam a realização de estágios para todos os seus estudantes e também da lecionação de algumas Unidades Curriculares em ambiente de empresa .

Esta ligação com as empresas, materializa-se também na concretização de formação direccionada para perfis específicos, e para a requalificação dos recursos humanos, respondendo à constante evolução tecnológica.

O compromisso na aproximação ao tecido empresarial da região do vale do Ave e Cávado é assumido através da presença geográfica em Braga (ao lado do Altice Forum) , Barcelos (Campus do IPCA), Guimarães (Avepark) e Vila Nova de Famalicão (S.Cosme).