Mensagem da direção da ETESP

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foi pioneiro na criação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) no ano letivo de 2014/2015, combinando a vocação para a formação politécnica com a forte ligação ao tecido empresarial da região.

Inspirados na afirmação do Professor João Carvalho, grande impulsionador desta oferta educativa, “os cursos TeSP correspondem aos que a chefe do governo Alemão, Angela Merkel, defende para Portugal e vêm sendo criados por toda a Europa ” foram sendo estabelecidos diferentes cursos em quatro áreas do conhecimento, Design, Hotelaria e Turismo, Gestão e Tecnologia com uma forte componente técnica e em colaboração estreita com as empresas que proporcionam estágios curriculares para que todos os estudantes pratiquem os conhecimentos adquiridos.

A evolução destes cursos tem permitido realizar melhorias nos currículos através da adoção de programas específicos, tal como a aprendizagem baseada em projeto (PBL – Project Based Learning), procurando aproximar as competências dos estudantes às necessidades efetivas do mercado de trabalho.

O crescimento da oferta educativa nos cursos TeSP verificou-se com o aumento dos iniciais três cursos para os atuais 27, distribuídos pelos quatro polos – Braga, Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão – com mais de 1000 estudantes justifica a criação de uma Escola que acontece no ano letivo de 2019-2020.

A Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) tem como principal objetivo, gerir e promover a oferta educativa de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, procurando responder às necessidades para a formação de estudantes com qualificações enquadradas no mercado de trabalho. A ligação próxima com as empresas permite ajustar as necessidades do mercado de trabalho, cuja evolução é cada vez mais rápida obedecendo às novas realidades da digitalização, da indústria 4.0 e da inteligência artificial.

Esta proximidade com as empresas é potenciadora também de oportunidades para a investigação aplicada, a desenvolver nos diferentes centros de investigação existentes no IPCA com a colaboração da ETeSP.

A proximidade praticada com as empresas é também vivida com os estudantes e promovida pelo corpo docente e discente, encontrando-se no código genético da Escola que se aproxima geograficamente com os seus polos em diferentes concelhos da região, representando um grande esforço na otimização dos recursos existentes e em estreita colaboração com os municípios.

Proximidade define a ETeSP:

– Próxima dos estudantes;

– Próxima das empresas;

– Próxima da região, e dos municípios;

– Próxima das necessidades de formação;

– Próxima do futuro.

A Direção.