Acompanhado por dois estudantes do clube de eletrónica e robótica do IPCA, o professor proporcionou uma sessão educativa e interativa para os participantes.
A APACI, uma instituição dedicada ao apoio e formação de pessoas com necessidades especiais, acolheu este evento com o objetivo de sensibilizar e promover o conhecimento tecnológico entre os seus utentes, familiares e profissionais da área da educação e reabilitação. O workshop teve como público-alvo estudantes e adultos acompanhados pela instituição, assim como profissionais interessados em explorar o impacto da IA e da robótica no apoio a pessoas com necessidades especiais.
Durante o workshop, foram abordados temas essenciais como o conceito de Inteligência Artificial, suas aplicações no quotidiano, as ferramentas existentes e a interseção entre IA e robótica. A sessão teve um forte caráter prático e ilustrativo, permitindo aos participantes compreenderem de forma acessível como a tecnologia está a transformar diversos setores.
Um dos momentos mais aguardados foi a demonstração interativa com o robô Unitree Go2, uma plataforma avançada que evidencia o potencial da robótica com Inteligência Artificial. Os participantes tiveram a oportunidade de ver o robô em ação, explorando as suas funcionalidades e interagindo diretamente com a tecnologia.
O evento despertou grande interesse e entusiasmo, reforçando a importância da formação tecnológica e da inclusão no ensino. “Foi uma experiência enriquecedora poder transmitir conhecimento a um grupo de pessoas tão curiosas, e mostrar na prática como a IA e a robótica estão a moldar o futuro”, destacou o Professor João Borges.
Com iniciativas como esta, o IPCA reafirma o seu compromisso com a promoção da educação tecnológica e inclusiva, bem como a formação de profissionais preparados para os desafios do futuro.