Semana de Inovação e Sustentabilidade Alimentar na extensão do IPCA em Esposende

Integrada nos programas Março com Sabores a Mar e Geração S – Programa de Sustentabilidade Alimentar , promovidos pelo Município de Esposende, vai acontecer a semana da Inovação e Sustentabilidade Alimentar na extensão do IPCA em Esposende entre os dias 7 e 11 de março de 2022

O IPCA associa-se ao programa “Março com sabores do mar”, promovido pelo Município de Esposende, através da realização de um showcooking no dia 8 de março, no laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias da extensão de Esposende, e onde os estudantes do CTeSP em Inovação Alimentar e Artes Culinárias vão apresentar diferentes propostas para cozinhar produtos da alimentação atlântica – https://msm.visitesposende.com/2022/

Também durante a semana de 7 a 11 de março de 2022, o IPCA associa-se ao Município de Esposende que tem em implementação, o programa designado “Geração S – Programa de Sustentabilidade Alimentar “, e que tem por base a educação para a Sustentabilidade, numa lógica de promover a mudança de atitudes e de comportamentos face às problemáticas do mundo atual, de forma a preparar para o futuro cidadãos mais capazes de exercer uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais. Neste contexto, e totalmente integrado com as emergentes preocupações ambientais, o Município reconhece que a saúde e a promoção do bem-estar devem ocupar um lugar central nas políticas dos territórios e das comunidades, uma vez que se traduzem em fatores preponderantes para o seu desenvolvimento sustentável. Sem pessoas saudáveis o desenvolvimento revela-se limitado. O Geração S implementado em todas as escolas do concelho, constitui-se um plano de sustentabilidade alimentar, com 2 vetores de atuação: pescado e hortícolas.

Integrado no vetor do pescado, a iniciativa Fish Chefe consiste num concurso dirigido a jovens entre os 12 e os 14 anos, e no qual são incentivados a confecionar receitas de peixe. Desta forma, pretende-se apelar ao consumo de peixe, bem como ao conhecimento dos produtos endógenos do concelho, tendo, também a particularidade de ajudar os mais novos na aquisição de competências de empreendedorismo e trabalho em equipa, melhorando a sua autoestima e confiança.

Estas atividades vão acontecer também no laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias da extensão de Esposende, estando previsto seguinte calendário:

Hora/dia 7/03 8/03 9/03 10/03 11/03
9h30 Showcooking “Março com sabores a mar” EB23 Apúlia
14h30 às 16h30 EB23 Marinhas EB23 António Correia de Oliveira EB23 António Correia de Oliveira EB23 Forjães

Toda a comunidade académica está convidada e será bem vinda à extensão de Esposende do IPCA, para assistir às atividades organizadas em conjunto com o Município de Esposende.