ATENÇÃO: NOVA DATA – 31 de janeiro | Palestra sobre saúde mental e bem-estar

No próximo dia 31 de janeiro, Pedro Morgado, Médico Psiquiatra, Investigador e Professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, vai estar no IPCA para falar sobre saúde mental.

Sob o mote “(Des)construindo a saúde mental: mitos & realidades”,  o orador convidado, para além de falar da saúde mental, vai partilhar a sua visão sobre o que fazer para quebrar as barreiras e os muros que persistem e que impedem que olhemos para a “doença psiquiátrica da mesma forma que olhamos para qualquer outra doença” (Pedro Morgado, in Revista Spot, outubro de 2021).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2014) a saúde mental não é a simples ausência de doença, mas sim um estado de bem-estar em que cada indivíduo realiza seu próprio potencial, consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para a sua comunidade.

Há dois anos que vivemos em pandemia e os seus impactos no “sistema de Ensino superior foram diversos e não se limitaram aos processos de ensino e aprendizagem, afetando sobremaneira o bem-estar físico e psicológico de muitos membros da comunidade académica”, in Conselho Nacional de Educação (2021, p.167).

Reconhecendo esses impactos e de forma a contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar físico, social e mental, o IPCA arranca o ano de 2022 com uma forte aposta na promoção da saúde mental.

Com esta palestra, o IPCA dá início a um ciclo de conversas, workshops e oficinas sobre temáticas da saúde mental que mais afetam os estudantes do ensino superior (ansiedade, depressão, estilos de vida saudáveis) O ciclo prolongar-se-á pelo ano de 2022.

A inscrição nesta palestra é gratuita, mas sujeita a inscrição: https://forms.office.com/r/RHCFFMP2BM