O InIPCA é um programa de mentoria de estudantes para estudantes, em que o mentor (estudante atual) assume um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal dos mentorandos (novos estudantes), para a promoção do seu bem-estar e para uma mais rápida interiorização das normas e regras de funcionamento da instituição.
Um ponto importante deste programa foi a formação recebida pelos mentores que decorreu nos dias 10 e 11 de setembro, num total de 7 horas. No final da formação, para além do certificado de “mentor” que habilita o estudante a participar no InIPCA, os estudantes vão ter ainda a possibilidade de incluir esta atividade no Suplemento ao Diploma.
Iniciado o período letivo, os mentores tiveram oportunidade de se apresentarem aos seus pares dando a conhecer o seu papel e a forma como podem ajudar os colegas recém chegados a conhecer a Instituição facilitando a sua integração. Segue-se agora o período de inscrição dos mentorandos e a distribuição dos mesmos por grupos no máximo de 6 elementos. Os tutores (docente representante de cada escola no projeto), acompanham de perto todo o processo e estabelecem a ligação entre os mentores, os mentorandos e os serviços e unidades orgânicas do IPCA.
O InIPCA é um programa que se estende ao longo do ano letivo e compreende reuniões entre tutores, mentores e responsáveis pelo projeto; reuniões informais entre tutores e mentores; reuniões de mentoria formais (entre mentores e mentorandos) com o grupo atribuído a cada mentor. Realizar-se-ão, ainda, pelo menos, 3 reuniões formais entre todos os intervenientes no programa: setembro, fevereiro e junho.
Este programa proporciona aos mentores o desenvolvimento de competências transversais e interpessoais e desenvolvimento de um sentido de cooperação e solidariedade.
Aos mentorandos proporciona uma integração saudável e pró-ativa no IPCA, o desenvolvimento de relações interpessoais e transversais, o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do IPCA e da cidade de Barcelos.
O programa de mentoria InIPCA tem ainda como objetivo que mentores e mentorandos se apercebam de situações que possam ser consideradas problemáticas e desta forma combater o abandono escolar.
O programa arranca no ano letivo 2019/2020 como projecto piloto aplicado aos cursos de licenciatura. No próximo letivo pretende-se alargar o programa aos cursos técnicos superiores profissionais.