Poliempreende IPCA 2022. Apresenta a tua ideia!

Arranca a 11 de março mais uma edição Regional IPCA do concurso Poliempreende. A edição Regional do IPCA inicia-se com três sessões de kick-off e o período de candidaturas decorre até ao dia 8 de abril.

Durante os meses de abril, maio e junho decorrerão sessões de mentoria e de capacitação, e a defesa final perante o júri será a 8 de julho. O vencedor da fase regional representará o IPCA na final nacional que decorrerá em setembro em Beja.

O Poliempreende existe há 19 anos e é a maior rede, a nível nacional, de empreendedorismo, envolvendo todo o ensino superior politécnico, com o objetivo de fomentar uma cultura empreendedora, a promoção da criatividade e de ideias inovadoras, bem como valorização do conhecimento. O IPCA participa neste concurso desde a 7.ª edição (2009), tendo envolvido mais de 300 estudantes/Alumni em torno de cerca de 150 ideias de negócio. Realça-se ainda o crescimento consolidado do número de ideias de negócio a concurso nas últimas 4 edições, evidenciando um incremento da cultura e dinâmica empreendedoras na, e com a, comunidade IPCA.

Segundo Pedro Novo Melo, Pró-Presidente do IPCA para o Empreendedorismo, Emprego e Alumni, “o Poliempreende é uma oportunidade única para desenvolver competências transversais fundamentais para o futuro profissional, uma oportunidade de aprender fazendo (learning by doing), em que o falhar é uma etapa permitida e que faz parte da transformação de uma ideia conceptual numa ideia com potencial de negócio ou de intervenção social”.

À semelhança da edição anterior, a edição de 2022 do Poliempreende, tem enquadramento financeiro no Projeto Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo, aprovado pelo COMPETE em 2020.

Este projeto resulta de um consórcio de 13 institutos politécnicos portugueses, sob a coordenação do Politécnico de Leiria, e pretende estimular o espírito empresarial através do desenvolvimento de iniciativas em torno de dois eixos: (1) criação de ideias e planos de negócio, onde se enquadra o Poliempreende, e (2) co-criação de inovação baseadas em equipas multidisciplinares de estudantes e/ou empreendedores do ensino superior politécnico em Portugal.

Põe-te à prova, apresenta a tua ideia e converte-a numa ideia de negócio!

Inscrição para as sessões de arranque em: https://bit.ly/Poliemp2022

Mais informação sobre o Poliempreende: http://poliempreende.ipca.pt/