Analisar o plano de retoma gradual das atividades letivas presenciais no IPCA, bem como discutir oportunidades e desafios que se colocam às IES no contexto de recuperação da economia e da sociedade foram os principais temas em debate.
O Ministro Manuel Heitor frisou o papel determinante das IES, e do IPCA em particular, no processo de recuperação económica, nomeadamente através da oferta especializada e de curta duração que deve ser colocada à disposição da população desempregada ou sem ocupação por força da pandemia provocada pela COVID 19.
Durante a visita o Ministro teve ainda oportunidade de visitar o Applied Artificial Intelligence Laboratory onde foram apresentados alguns dos projetos de I&D em curso, bem como os laboratórios de design, desenvolvimento de produto e de audiovisuais onde presenciou a realização de algumas aulas laboratoriais em contexto presencial.
O professor Manuel Heitor aproveitou o momento na presença de estudantes para apelar a que continuem a estudar, sempre em segurança para que “adquiram competências de forma mais sólida através do contacto físico do que apenas na modalidade à distância”.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, ressalvou durante a visita que o IPCA está preparado para receber os estudantes de forma gradual: “Todas as divisões estão devidamente identificadas, as circulações condicionadas, implementamos o uso obrigatório de máscara e dispensamos as soluções desinfetantes pelas várias divisões”.
O IPCA retomou gradualmente as atividades presenciais desde o dia 18 de maio, e tem para consulta o Plano Operacional para Retorno às Atividades Presenciais no IPCA.