Menção Honrosa no concurso internacional de rótulo de vinho NatCool para aluna de Ilustração e Arte Gráfica do IPCA

O trabalho da aluna Rafaela Alves, distinguido com Menção Honrosa, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Desenho Digital III do curso, onde os estudantes foram incentivados e apoiados pelo professor Sérgio Dias no decorrer do processo em contexto de aula, para apresentarem as suas propostas.

A proposta de Rafaela Alves, estudante do 2.º ano do curso de Ilustração e Arte Gráfica, da Escola Técnica Superior Profissional (ETESP) do IPCA, em Guimarães, foi uma das 4 vencedoras do concurso internacional Nat’Cool Creative Contest 2023. O “Concurso Criativo Nat’Cool” da Niepoort é uma iniciativa que pretende estimular a intervenção gráfica e artística no rótulo da garrafa de vinho NatCool.

Esta foi a quarta edição do Nat’Cool Creative Contest, projeto que nasceu em 2020, que convida artistas, designers (profissionais ou entusiastas) de todo o mundo a desenhar um rótulo para a garrafa da próxima colheita. Definido pelo conceito “fresco, funky e cool”, que serviu de inspiração para as propostas artísticas a apresentar, foram atribuídos 3 prémios e 1 menção honrosa, com vencedores de Portugal e México, anunciados no final do mês de janeiro.

A decisão do júri teve em consideração a originalidade e criatividade, a legibilidade e adaptabilidade da proposta e a comunicação do espírito NatCool. Desta vez, o júri foi composto por: Dirk Niepoort (presidente da Niepoort), Daniel Niepoort (representante da Niepoort e Nat’Cool), Joana Emídio (designer da Niepoort), João Rebelo (Diretor de Imagem e Comunicação), Isabel Abreu (Design Consultant), Marta Gonzaga (Communication Consultant & Business Developer Forest Watch) e Susana Almeida (cofundadora e designer Non-Verbal Club).

Para a proposta de Rafaela Alves, tradição e irreverência, foram as palavras-chave. “Sendo que uma das premissas da Niepoort é a valorização das tradições, associada a uma certa dose de loucura, a imagem de um idoso irreverente sentado na pipa, figura a presença da tradição, sem perder a ousadia. A gota de vinho, que escorre e enche o copo do homem, que espera, pronto para a saborear, sugere que a garrafa já teria sido aberta, ao mesmo tempo que, transpirando sobre os olhos, evoca o trabalho da colheita e da produção do vinho, que delicia quem o prova”, refere a aluna vencedora.