IPCA participa em missão da RUN-EU na Universidade de Ciências Aplicadas NHL Stenden

O IPCA, enquanto parceiro da Regional University Network - European University (RUN-EU), participou numa missão na NHL Stenden, a universidade parceira nos Países Baixos, na cidade de Leeuwarden.

De 21 a 24 de março, seis delegações dos parceiros europeus da RUN-EU visitaram a NHL Stenden. Durante esta visita, foi apresentado e discutido o progresso do RUN-EU e do RUN-EU PLUS (projeto Horizon Europe no âmbito das Universidades Europeias). Foram visitados parceiros associados como o Laboratório da Comunidade Inclusiva Fryslân, Pacto de Inovação Fryslân e Wetsus. No âmbito desta missão realizou-se ainda uma ‘Missão Exploratória’ para docentes envolvendo as áreas do Turismo & Hotelaria.

O conceito da universidade europeia RUN-EU, com foco nas regiões é único na Europa. E, nas palavras da Presidente do IPCA “é agente transformador”. Segundo Maria José Fernandes, a rede contribui para garantir que estudantes, empresas e instituições governamentais possam lidar com sucesso com os desafios do futuro nas regiões dos parceiros RUN-EU, através da inovação e do desenvolvimento de competências para o futuro.

São exemplo os Short Advanced Programmes (SAPs) já em curso, assim como outra oferta formativa conjunta em construção ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Já Sérgio Lopes, representante dos Estudantes do IPCA na RUN-EU, o Student Advisory Board Institucional (SAB), afirma que a RUN-EU é uma oportunidade incrível para a internacionalização da academia. O multiculturalismo e a interdisciplinaridade são fatores de distinção da rede no seu entendimento.