IPCA cada vez mais internacional

A Universidade Europeia RUN-EU que o IPCA integra está em pleno. As atividades multiplicam-se, e além da oferta formativa de Short Advanced Programmes (SAPs) em que estudantes e professores vêm participando, nas últimas semanas realizaram-se ainda um conjunto de reuniões exploratórias para preparação de futuras formações conjuntas da RUN-EU.

Desde julho de 2020 que o IPCA pertence a esta aliança juntamente com outras seis instituições de ensino superior do espaço europeu: Instituto Politécnico de Leiria, que coordena, Technological University of the Shannon TUS (Irlanda), Széchenyi István University (SZE) (Hungria), Häme University of Applied Sciences HAMK (Finlândia), NHL Stenden University of Applied Sciences (Holanda), e FH Vorarlberg University of Applied Sciences (Áustria).

De 21 a 24 de março, uma equipa do IPCA liderada pela Presidente Maria José Fernandes visitou a NHL Stenden, em Leeuwarden, na Holanda. O programa da visita incluiu visitas a Laboratórios de parceiros locais: Laboratório da Comunidade Inclusiva Fryslân; Pacto de Inovação Fryslân e Wetsus. No âmbito desta missão realizou-se ainda uma ‘Missão Exploratória’ para docentes envolvendo as áreas do Turismo & Hotelaria.

Anteriormente, no início de março um grupo de professores da Escola Superior de Tecnologia havia estado em Missão na área da Mecatrónica para a constituição de graus conjuntos entre parceiros da RUN-EU na FH Vorarlberg University of Applied Sciences, na Áustria. Universidade onde, no final de Março, se realizou a Mobility Week que o Gabinete de Relações Internacionais do IPCA integrou.

Entre 5 e 7 de abril, um grupo de professores da Escola Superior de Gestão esteve na HAMK, na Finlândia para participar numa Missão Exploratória nas áreas da Gestão. Sendo que, em simultâneo, um outro grupo de professores lecionou no SAP “Go for a digital Produtct”, na mesma Universidade finlandesa.

Também, no início do mês de Abril, um grupo da RUN-EU IPCA participou numa missão na Széchenyi István University na Hungria.

Já no final deste mês, a Escola Superior de Design integrará o grupo de trabalho da Missão Exploratória em Arte e Design a realizar pela Limerick School of Art and Design LSAD da TUS, na Irlanda.

Estamos a construir o presente e o futuro da Universidade Europeia, num futuro breve teremos graus conjuntos para oferecer aos estudantes da aliança.