IPCA abre Polo em Vila Verde

O IPCA vai alargar a sua oferta formativa a nível de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) a Vila Verde.

Já a partir do próximo ano letivo são seis os TeSP a disponibilizar no Polo do IPCA em Vila Verde, num total de 150 vagas disponíveis: Aplicações Móveis, Apoio à Gestão, Desenvolvimento Web e Multimédia, Redes e Segurança Informática, Marketing Digital e Social Media e Refrigeração e Eficiência Termo Energética. As candidaturas aos cursos TeSP estão a decorrer até 22 de agosto em www.ipca.pt.

A parceria entre o Município de Vila Verde e o IPCA foi oficializada hoje, 13 de julho, com a assinatura do protocolo de cooperação para a cedência do edifício do Centro de Incubação de Empresas, onde funcionava o antigo IEMinho.

As entidades estiveram representadas pelas respetivas Presidentes, Maria José Fernandes, pelo IPCA e Júlia Fernandes, pelo Município de Vila Verde, que apresentaram esta nova valência em conferência de imprensa, realçando a importância desta parceria para os organismos que dirigem, mas sobretudo para a qualificação da população e para o desenvolvimento da região.

A Presidente do Município começou por dizer que este é um dia muito feliz para o município que, depois de muitos anos, vê concretizado o desejo de ter ensino superior em Vila Verde. Este protocolo tem como objetivo a valorização do território, da população e dos recursos, e pretende dar resposta às necessidades laborais da região. Para isso, este Polo foi pensado para funcionar como incubadora de base tecnológica disponibilizando cursos nessa área, que, atualmente, são os mais procurados no mercado de trabalho.

A Presidente do IPCA realçou que “este é, de facto, um dia histórico, porque estamos a chegar a mais um concelho e a cumprir a nossa missão de qualificação dos jovens e adultos desta região”. A aposta em tornar o Polo do IPCA de Vila Verde num hub de digitalização prende-se com a estratégia do IPCA que, no âmbito do PRR, se propõe a qualificar mais jovens nas áreas STEAM, e também com a necessidade de responder à escassez de trabalhadores nestas áreas, sentida pelas empresas da região.

A propósito da colaboração com empresas, Filipe Chaves, diretor da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do IPCA deu como exemplo o TeSP em Refrigeração e Eficiência Energética, concebido a pedido de uma empresa da região e que tem uma enorme carência de pessoal especializado nessa área. Este não é caso único, já que também nos outros Polos do IPCA há cursos TeSP a funcionar em parceria com outras empresas.

E continuou dizendo: “Nós temos que pensar nas necessidades dos municípios e das empresas, de maneira a que tenhamos uma oferta educativa que depois tenha um impacto na economia dessa região e de facto consiga melhorar as competências dos jovens e também dos menos jovens, mas que são ativos e que pretendem fazer formação e melhorar a sua condição”.

Sendo os estudantes dos cursos TeSP estudantes de ensino superior, poderão candidatar-se a uma bolsa de estudo a atribuir pela Direção-Geral do Ensino Superior. Além disso, quase todos os cursos que vão funcionar no Polo do IPCA de Vila Verde são apoiados pela Fundação José Neves, o que significa que os estudantes se poderão candidatar a uma bolsa de estudos, a ser concedida por essa entidade.

A expansão do IPCA, sedeado em Barcelos, com Polos em Braga, Guimarães, Famalicão, Esposende e agora em Vila Verde vem ao encontro da missão da Instituição, a promoção ensino de proximidade, o favorecimento da criação de massa crítica, o desenvolvimento regional e a coesão territorial.

Além dos cursos TeSP, o Polo do IPCA de Vila Verde irá receber também uma Academia CISCO, destinada aos estudantes do IPCA e a toda a comunidade envolvente com conhecimentos na área da informática, e cuja formação (com a duração de três a seis meses) permite emitir uma certificação na área da cibersegurança e de redes.