Estudantes de TeSP solidários e voluntários

Os estudantes do 1º ano do CTeSP em Apoio à Gestão do Polo de Braga e do Polo de Vila Verde realizaram ações de voluntariado dirigidas à comunidade.

Em Vila Verde, os estudantes estiveram nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde a cantar as janeiras às pessoas idosas da instituição, com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a sua responsabilidade social e aproximar os mesmos da população.

Já em Braga, e por ocasião do Dia Internacional do Riso, os estudantes visitaram o Centro de Alojamento Temporário da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga, que intervém com pessoas sem abrigo.

A ação exigiu dos estudantes reflexão e criatividade para que o momento fosse marcante para todos, tendo os mesmos tomado a iniciativa de criar uma música especial para os utentes da CVP. Para além disso, cada estudante foi desafiado a levar uma mensagem escrita de alegria e esperança para oferecer a um utente sem-abrigo: “Escrevo-lhe esta carta com o objetivo de alegrar o seu dia e com esperança de que ao lê-la lhe traga um momento de paz e conforto. Cada dia é uma batalha, e o simples facto de continuar em frente é uma demonstração incrível da sua coragem (…).”

Com a organização dos estudantes, foi ainda possível angariar bens de primeira necessidade, como produtos de higiene e cobertores, com o objetivo de apoiar as pessoas residentes no Centro de Alojamento.

As iniciativas foram dinamizadas no âmbito da unidade curricular de Fundamentos de Gestão do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Gestão, e acompanhadas pelo programa IPCA +Valor.