Estudantes de Audiovisual Digital reinterpretam obra no Theatro Gil Vicente

Os estudantes do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Audiovisual Digital (regime pós-laboral) do IPCA vão estar em residência artística para desenvolver várias propostas de releitura da obra "Koyaanisqatsi: Life Out of Balance”.

Nesta colaboração, promovida no âmbito do programa de serviço educativo do programa triciclo, do Município de Barcelos, os estudantes vão estar com os artistas multidisciplinares Tiago Sampaio e Diogo Mendes, de 04 a 09 de novembro, para criar uma remistura visual e uma reinterpretação desta obra seminal composta por imagens de arquivo em câmara lenta e em timelapse, criando um paralelismo entre a natureza/equilíbrio e a tecnologia/caos. O trabalho original foi dirigido por Godfrey Reggio com música de Philip Glass e cinematografia de Ron Fricke.

Em “Koyaanisqatsi: Life Out of Balance (reimagined)”, que será apresentado ao público no dia 09 de novembro, pelas 22 horas, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, serão, assim, exploradas múltiplas formas de manipulação e captação de som e imagem criando um universo paralelo da obra.

Refração da luz, vídeo e som generativo, live AV, manipulação de efeitos em tempo real, captação experimental, serão algumas das palavras-chave que darão mote à investigação, experimentação e conceptualização visual desenvolvidas pelo grupo.