Concurso Nacional de Gastronomia passa por Esposende, numa parceria entre o IPCA e a EPE

No dia 15 de novembro decorrem as semifinais e Roadshow do concurso nacional Jovem Talento da Gastronomia, no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), na Escola Profissional de Esposende (EPE) e no Município de Esposende.

O Concurso Nacional Jovem Talento da Gastronomia (JTG), promovido pela Edições do Gosto, foi criado em 2012 com o objetivo de ser uma rampa de lançamento aos jovens que estão a iniciar carreira nesta área, estimulando a aprendizagem e aumentado as oportunidades de carreira uma vez que estão em contacto com a comunidade gastronómica.

É neste contexto que o IPCA se associa a esta iniciativa, abrindo as portas do Polo em Esposende, no Laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias, que vai ser palco de algumas provas da semifinal de 2023, juntamente com a EPE e o Município.

Para Filipe Chaves, Diretor da Escola Técnica Superior Profissional do IPCA, esta “é uma oportunidade única, em colaboração com a EPE, de receber nas nossas instalações um concurso nacional de renome como é este. Já temos sido palco de outros concursos, e estamos cientes de que temos as infraestruturas e equipamentos necessários para receber este evento gastronómico, no mesmo local onde lecionamos os cursos de Inovação Alimentar e Artes Culinárias e Gestão de Restaurante e Bar. Em conjunto com a EPE, procuramos colocar o Município de Esposende no mapa da gastronomia em Portugal, promovendo o talento de jovens chefes e inspirando futuras gerações para esta atividade de reconhecida importância.”.

Alexandra Vilar, Diretora da EPE, refere a “ligação de longa data com o diretor das Edições do Gosto, Paulo Amado, e o facto da  EPE participar em  vários eventos promovidos pelo mesmo, entre eles o Congresso Nacional dos Cozinheiros (CNC), Concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA), o Pensar Cozinha, sendo ele presença assídua em todas estas iniciativas que promovem a Escola, a Gastronomia e Esposende, em termos nacionais e internacionais. Assim, é um privilégio para a EPE associar-se ao IPCA e ao Município de Esposende, reforçando a aposta na área da cozinha e restauração, vendo neste tipo de eventos espaço para a formação qualificada de  técnicos nas mais diversas vertentes,  partilhando saberes, fomentando e estimulando o gosto por esta área, que constitui uma mais-valia para o desenvolvimento da região e do país”.

Para além das provas, o evento conta ainda com um Roadshow, que decorre entre as 10h e as 16h, no Auditório Municipal de Esposende. O Roadshow JTG conta com vários jovens chefes de cozinha convidados, pasteleiros, responsáveis de sala, sommelier e bartenders que se destacam a nível profissional e que passarão os conhecimentos aos que agora estão a iniciar a carreira de forma descontraída e divertida.