Concurso Gastronómico Leguminosas no Prato

No próximo dia 13 de maio pelas 9h15 acontece no polo do IPCA em Esposende a final do concurso que junta três escolas finalistas com cursos de gastronomia

“ O concurso gastronómico Leguminosa no prato” está a ser realizado no âmbito de um projeto de tese de doutoramento sobre sustentabilidade na alimentação, através da promoção de opções saudáveis baseadas em proteínas vegetais (leguminosas).

O objetivo do concurso é o de gerar alternativas inovadoras de pratos à base de leguminosas, que promovam a sustentabilidade alimentar e uma dieta saudável.

Estas inovações vão ser mais tarde aplicadas em contexto de restauração, no sentido de perceber se aumentam o consumo de leguminosas, face a alternativas mais convencionais.

No decorrer do mês de março e abril, realizaram-se as eliminatórias deste concurso nas 3 escolas aderentes:

– Escola Profissional Amar Terra Verde (Vila Verde)

– Escola Profissional Infante Dom Henrique (Porto)

– Escola Profissional de Esposende (Esposende)

Houve um enorme empenho de alunos e professores tendo-se gerado um conjunto de receitas e selecionadas as 2 melhores equipas de cada Escola, que se vão confrontar na final, a realizar-se no dia 13 de maio no Pólo de Esposende do IPCA.