APRESENTAÇÃO DE PROJETOS do CTeSP em Aplicações Móveis

No dia 26 de janeiro os estudantes do 2º ano do curso de Aplicações Móveis, da ETESP apresentaram seus produtos desenvolvidos na UC Projeto avançado de Computação Móvel. Este ano o desafio foi uma App de comunicação para a comunidade IPCA.

No curso de Aplicações Móveis o aluno desenvolve competências técnicas para aplicações para dispositivos móveis, com uso do método ensino baseado em projeto (PBL). Em todos os semestres os alunos têm desafios que englobam os conteúdos das UCs do semestre e aplicados na UC de projeto. No primeiro semestre do segundo ano é projeto mais avançado, visto que na sequência os alunos estarão me estágio nas empresas.

Neste ano o desafio proposto era desenvolver uma aplicação de comunicação própria do IPCA para facilitar a comunicação entre docentes e alunos.

Como atualmente existem várias aplicações dedicadas a comunicação, cada uma com um objetivo específico, esta aplicação proposta pretende obter uma aplicação que centre nos utilizadores da comunidade IPCA, agrupados por escola, curso, unidades curriculares, por exemplo.

Como todo recurso informático nos dias de hoje, a segurança das comunicações é indispensável. Este projeto também exigiu uma pesquisa avançada por parte dos alunos de como ter uma aplicação, de acordo com as premissas necessárias para que uma mensagem segura.

Para que os alunos também tivessem o mais próximo possível do mundo real, este projeto teve a participação de alunos do curso de Design para Media Digitais, também da UC de projeto Design para Media Digitais. Com isto, tanto os alunos de Aplicações Móveis quanto os do curso de Design para Media Digitais foram confrontados com conteúdo técnico e trabalho em equipa de áreas diferentes.

No total foram 5 projetos propostos para desenvolver a aplicação de comunicação. Cada proposta era da responsabilidade de 1 equipa do curso de Aplicações Móveis e de 1 equipa do curso de Design para Media Digitais, sendo 4 estudantes de cada curso, com suporte por um professor orientador no curso. O resultado: 5 aplicações de comunicação diferentes, suportado por um design exclusivo para cada equipa. E mais, além do desenvolvimento da aplicação, cada equipa desenvolveu a documentação necessária o uso e os recursos disponíveis, na forma de relatório técnico.

Este projeto permitiu que os alunos dos dois cursos tivessem a experiência de ambiente empresarial, com pessoas áreas diferentes. Assim, mesmo antes de estar nas empresas, em estágio, já experienciaram um evento empresarial, ainda na escola, com orientação dos professores do seu curso. Mais estudo de caso real, só quando estiverem nas empresas.