Aberta 2ª fase de candidaturas aos CTeSP´s: Mais de 900 candidatos colocados na 1ª fase

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem a decorrer a 2ª fase de candidaturas a Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CteSP), dispondo de cerca de 500 vagas para preencher.

No total, o IPCA abriu este ano 1462 vagas para os CTeSP nas áreas da Gestão, Design, Tecnologia e Hotelaria e Turismo. Destas, mais de 900 foram preenchidas na 1ª fase de candidaturas, o que representa um aumento superior a 100 candidatos colocados, comparativamente com o ano letivo anterior.

Segundo o diretor da Escola Técnica Superior Profissional do IPCA, Filipe Chaves, “isto significa que, apesar de ter aumentado o número de colocados na 1ª fase em relação ao ano passado, este ano a 2ª fase tem mais vagas disponíveis, garantindo mais oportunidades para o acesso ao ensino superior”.

Entre as novidades para o novo ano letivo, destaque para nove novos CTeSP, dos quais se destacam: em Esposende – Turismo, Natureza e Aventura (regime diurno) e Inovação Alimentar e Artes Culinárias (diurno); no Campus de Barcelos – Metrologia, Instrumentação e Qualidade Industrial; em Braga – Assessoria e Comunicação Empresarial (diurno), Preparação e Gestão de Obra (pós-laboral) e de Soldadura Avançada (pós-laboral); IPCA em Guimarães – Gestão de Seguros (diurno) e Gestão de Instalações Desportivas e Desporto (diurno).

De salientar o reforço da oferta em regime pós-laboral cujo objetivo é dar a possibilidade de formação a pessoas ativas, quer sejam jovens trabalhadores-estudantes, quer profissionais experientes que pretendam melhorar as suas competências técnicas específicas e reciclar conhecimentos.

“Alguns cursos são promovidos em parceria com empresas, decorrendo a componente prática nas instalações das mesmas, tal como acontece com o CTeSP em Soldadura Avançada, cujas aulas práticas são lecionadas na bysteel do dstgroup”, sublinha Filipe Chaves.

As candidaturas decorrem de 14 a 20 de setembro. Mais informações: https://etesp.ipca.pt/futuros_estudantes_candidaturas/concurso-de-acesso-aos-ctesp-2020-21/