3ª Edição da Design Sprint Week (2021)

Na semana de 13 a 17 de dezembro de 2021, acontece a terceira edição da Design Sprint Week no polo de Guimarães do IPCA. Os estudantes apresentam diferentes soluções para os desafios lançados pelas empresas que se associam a este evento.

DESIGN SPRINT WEEK – 3ª Edição

13 a 17 de Dezembro 2021 Destinatários: Alunos curso de Design para Medias Digitais/ETeSP – IPCA

Local: Polo Ipca Guimarães  – Avepark

De 13 a 17 de Dezembro vai-se realizar a 3ª Edição da Design Sprint Week (DSW) do curso de Design para Media Digitais, na Escola Técnica Superior Profissional do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

Design Sprint… o que é?

O processo de Design Sprint é desenvolvido com base nos princípios e fundamentos do Design Thinking e Human-Centered Design. O Design Sprint é um processo de cinco dias para responder às principais questões estratégicas/comerciais através da formulação de novas ideias, novas funcionalidades, novas propostas de design e protótipos funcionais; é uma forma mais rápida e eficaz de encontrar soluções e novas propostas de design.

Etapas Design Sprint Week

Dia 1 – Compreender

Quem são os utilizadores/consumidores, o que eles querem/precisam, qual o é o contexto, qual a concorrência, decidir uma estratégia/ abordagem.

Dia 2 – Divergir

Imaginar novos cenários/opções, reunir/misturar ideias, desenvolver muitas ideias / soluções.

Dia 3 – Decidir (convergir)
Escolher a melhor ideia!

Estrutura, diagramas de navegação, fluxos de navegação, wireframes de baixa resolução.

Dia 4 – Protótipo

Wireframes e wireflows, desenvolver protótipo funcional, validação entre pares.

Dia 5 – Apresentação/ Validação

Objectivo

Projeto multidisciplinar para desenvolvimento de um produto digital (interface de sites, apps, jogos, vídeos, animações, etc.) com base na metodologia de Design Sprint.

Propostas

As propostas serão do âmbito das unidades curriculares do curso de DMD e elaboradas em colaboração com as empresas seleccionadas.
Exemplos de propostas – websites, app (ou outras interfaces), vídeos, etc.

Equipas

As equipas de trabalho serão compostas por alunos de 1º e 2º ano.

Data e horário

13 a 17 de Dezembro 2021, 9h – 16h*

Apresentação final

Dia – 17 de Dezembro, 9h00 – 13h00, auditório Avepark – Guimarães.

Apresentação híbrida (presencial  + videoconferência)