Curso Técnico Superior Profissional em Marketing Digital e Social Media

O técnico em Marketing  Digital e Social Media é um profissional habilitado a planear, elaborar e gerir estratégias de marketing digital e social media em contexto empresarial, controlar e avaliar o impacto das campanhas de marketing digital e social media através da aplicação de métricas de avaliação e monitorização de resultados de web analystics.

Atividades principais:

  1. Desenvolver e coordenar campanhas de marketing digital;
  2. Gerir, operacionalizar e interpretar, a informação recebida e produzida através de aplicações informáticas adequadas;
  3. Definir procedimentos e ferramentas de controlo e motorização das redes sociais;
  4. Produzir conteúdos digitais que promovam a marca e que correspondam às necessidades dos consumidores;
  5. Definir e implementar um plano estratégico de marketing digital e social media adaptado às exigências do mercado e às características da organização.
  6. Pesquisar, selecionar e implementar estratégias de Marketing Analystics e Marketing Intelligence.
  7. Gerir e avaliar o impacto de campanhas de marketing digital e social media.
  • O que é um curso TeSP?

    • É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que incluem seis meses de estágio numa empresa.
    • Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional.
  • Quando se pode inscrever num curso TeSP?

    O período de candidaturas é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

  • Razões para tirar um curso TeSP

    • Desenvolver competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional.
    • Adquirir formação de tipo superior e integração imediata numa empresa através de estágio de 6 meses.
    • Aumentar a possibilidade de encontrar um emprego, com maior experiência.
  • Regime e local de funcionamento dos cursos

    Local e regime de funcionamento  em 2023/2024

    • Local e regime: Polo de Braga – Laboral
    • Local e regime: Polo de Vila Verde – Laboral
    • Local e Regime: Polo de Vila Nova de Famalicão – Pós-laboral
  • Saídas Profissionais

    • Gestão de Redes sociais
    • Analista de Marketing Digital
    • Criação de Conteúdos digitais
    • Gestão e coordenação Marketing Digital
    • Especialista em SEO
    • Gestão de campanhas pagas digitais
    • Analista de métricas e dados
    • Gestão e coordenação de e-commerce
    • Copywriting para redes sociais

     

  • Propina

    Despacho PR nº 73/2020

    Propina 2022/2023

    • Regime geral: 697€, podendo ser paga em 10 prestações*
    • Estudante que ingressam ao abrigo do estatuto de estudante internacional: 1 300€

    *Ver Apoios Sociais.

  • Ação Social

    • Possibilidade de Bolsa de Estudo (qualquer aluno pode candidatar-se a Bolsa de Estudo. valor mínimo assegura o pagamento da propina na íntegra)
    • Fundo de Emergência – (exclusivo para estudantes em situação de carência económica. Apoio a fundo perdido na aquisição de refeições, despesas de transporte e despesas de reprografia e material escolar)
    • Bolsa de Colaboradores (participação remunerada dos estudantes em atividades adequadas do IPCA)
    • Alimentação– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso a refeições a preços sociais)
    • Serviços de Saúde– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso facilitado a consultas de clínica geral no Centro de Saúde de Barcelos e consultas gratuitas no Gabinete de Psicologia do IPCA)
    • Serviços de Transporte – (disponível para todos os estudantes do IPCA. Serviço exclusivo de autocarro Braga-Campus do IPCA e Campus do IPCA-Braga, a preços sociais)
  • Candidaturas

    A candidatura realiza-se através do Portal de Candidaturas.

  • Condições de acesso

    ACESSO DIRETO SEM REALIZAÇÃO DE PROVA

    • Titulares de um curso de ensino secundário profissional de Nível 4.
    • Titulares do 12º ano completo ou habilitação legalmente equivalente.
    • Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET).
    • Titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

    ACESSO COM REALIZAÇÃO DE PROVA

    • Candidatos aprovados nas provas M23.
  • Estrutura curricular

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    1
    S Desenvolvimento Organizacional 6
    S Search engine marketing 3
    S Search engine optimization 3
    S E-mail marketing e landing pages 6
    S Inboud marketing e marketing automation 6
    S Projeto aplicado ao marketing digital e social media 6
    2
    S Estágio 30

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

  • Mais informações

    Poderá obter mais informações sobre os CTeSP através dos seguintes contactos:

    telefone

    Polo de Braga – 253 802 206

    Polo de Esposende – 253 802 192

    Polo de Guimarães – 253 802 208

    Polo de Vila Nova de Famalicão – 253 802 209

    Polo de Vila Verde – 253 401 050

    email
    tesp@ipca.pt

    Direção de curso

    Prof.ª Cristina Pereira (Diretora)

    Prof. Paulo Novais (Subdiretor)

  • Avaliação/Acreditação

    Registo DGES

    Registo inicial: R/Cr 27/2021 de 03-05-2021
    Registos de alteração: R/Cr 27.1/2021 de 07-05-2023