O técnico em Gestão e Manutenção de Infraestruturas é um profissional habilitado a executar e/ou supervisionar operações de manutenção e reabilitação de todas as especialidades existentes no setor da gestão de condomínios.
Atividades Principais:
- Executar serviços de contabilidade e fiscalidade;
- Executar serviço de secretariado, recorrendo a sistemas eletrónicos de informação;
- Colaborar com os responsáveis de obra na preparação de todos os trabalhos e compatibilização de todas as especialidades;
- Executar desenhos de execução e pormenorização dos serviços de manutenção;
- Elaborar relatórios de conformidade do serviço, materiais e desenhos de acordo com as especificações;
- Realizar os procedimentos de controlo da qualidade da empresa;
- Efetuar inspeções das condições de higiene e segurança do trabalho;
- Realizar serviços de manutenção de acordo com as especialidades.
-
O que é um curso TeSP?
- É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que incluem seis meses de estágio numa empresa.
- Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional.
-
Quando se pode inscrever num curso TeSP?
O período de candidaturas é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais
-
Razões para tirar um curso TeSP
- Desenvolver competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional.
- Adquirir formação de tipo superior e integração imediata numa empresa através de estágio de 6 meses.
- Aumentar a possibilidade de encontrar um emprego, com maior experiência.
-
Regime e local de funcionamento dos cursos
O local e regime de funcionamento em 2023/2024
- Local: Polo de Vila Nova de Famalicão
- Regime: Laboral
-
Propina
Despacho PR nº 73/2020
Propina 2023/2024
- Regime geral: 697€, podendo ser paga em 10 prestações*
- Estudante que ingressam ao abrigo do estatuto de estudante internacional: 1 300€
*Ver Apoios Sociais.
-
Ação Social
- Possibilidade de Bolsa de Estudo (qualquer aluno pode candidatar-se a Bolsa de Estudo. valor mínimo assegura o pagamento da propina na íntegra)
- Fundo de Emergência – (exclusivo para estudantes em situação de carência económica. Apoio a fundo perdido na aquisição de refeições, despesas de transporte e despesas de reprografia e material escolar)
- Bolsa de Colaboradores (participação remunerada dos estudantes em atividades adequadas do IPCA)
- Alimentação– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso a refeições a preços sociais)
- Serviços de Saúde– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso facilitado a consultas de clínica geral no Centro de Saúde de Barcelos e consultas gratuitas no Gabinete de Psicologia do IPCA)
- Serviços de Transporte – (disponível para todos os estudantes do IPCA. Serviço exclusivo de autocarro Braga-Campus do IPCA e Campus do IPCA-Braga, a preços sociais)
-
Candidaturas
A candidatura realiza-se através do Portal de Candidaturas.
-
Condições de acesso
ACESSO DIRETO SEM REALIZAÇÃO DE PROVA
- Titulares de um curso de ensino secundário profissional de Nível 4.
- Titulares do 12º ano completo ou habilitação legalmente equivalente.
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET).
- Titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
ACESSO COM REALIZAÇÃO DE PROVA
- Candidatos aprovados nas provas M23
-
Estrutura curricular
AC – Área Científica Principal
ECTS - Créditos ECTS
Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)
AC – Área Científica Principal
ECTS - Créditos ECTS
Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)
-
Mais informações
Poderá obter mais informações sobre os CTeSP através dos seguintes contactos:
telefone
Polo de Braga – 253 802 206
Polo de Esposende – 253 802 192
Polo de Guimarães – 253 802 208
Polo de Vila Nova de Famalicão – 253 802 209
Polo de Vila Verde – 253 401 050
email
tesp@ipca.pt
Direção de curso
-
Avaliação/Acreditação
Registo DGES
Registo inicial: R/Cr 13/2023 de 19-06-2023