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Curso Técnico Superior Profissional em Design de Jogos Digitais

O técnico em Design de Jogo Digitais é um profissional habilitado a planear, conceber e desenvolver jogos digitais e produtos multimédia para diferentes ambientes e plataformas, assim como as suas componentes técnicas e artísticas, de forma individual ou integrado numa equipa de desenvolvimento multidisciplinar.

Atividades Principais: 

  1. Conceber e desenvolver jogos digitais, nas suas vertentes artísticas e técnicas, para diferentes ambientes e
    plataformas;
  2. Conceber e construir narrativas, cenários e storyboards atrativos e criativos;
  3. Conceber e construir personagens em formatos 2D e 3D adequados aos jogos e animações digitais;
  4. Definir e criar os principais componentes necessários à criação de um jogo digital (design e software);
  5. Desenhar um jogo digital nos seus componentes de história, ilustração, áudio, modelação e animação;
  6. Utilizar diversas técnicas de design e programação para criar jogos digitais em diferentes ambientes e plataformas.
  7. Desenvolver componentes áudio e efeitos visuais específicos para jogos digitais e conteúdos multimédia;
  8. Programar jogos digitais e aplicações multimédia interativas;
  9. Desenhar interfaces e protótipos de interacção para jogos digitais e produtos multimédia;
  10. Desenvolver de forma autónoma ou em equipa todos os processo de criação de um jogo digital, a partir de uma ideia até ao produto final;
  11. Desenvolver capacidades multidisciplinares e colaborativas
  • O que é um curso TeSP?

    • É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que incluem seis meses de estágio numa empresa.
    • Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional.
  • Quando se pode inscrever num curso TeSP?

    O período de candidaturas é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

  • Razões para tirar um curso TeSP

    • Desenvolver competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional.
    • Adquirir formação de tipo superior e integração imediata numa empresa através de estágio de 6 meses.
    • Aumentar a possibilidade de encontrar um emprego, com maior experiência.
  • Regime e local de funcionamento dos cursos

    O local e regime de funcionamento em 2023/2024

    • Local: Polo de Guimarães
    • Regime: Laboral
  • Propina

    Despacho PR nº 73/2020

    Propina 2023/2024

    • Regime geral: 697€, podendo ser paga em 10 prestações*
    • Estudante que ingressam ao abrigo do estatuto de estudante internacional: 1 300€

    *Ver Apoios Sociais.

  • Ação Social

    • Possibilidade de Bolsa de Estudo (qualquer aluno pode candidatar-se a Bolsa de Estudo. valor mínimo assegura o pagamento da propina na íntegra)
    • Fundo de Emergência – (exclusivo para estudantes em situação de carência económica. Apoio a fundo perdido na aquisição de refeições, despesas de transporte e despesas de reprografia e material escolar)
    • Bolsa de Colaboradores (participação remunerada dos estudantes em atividades adequadas do IPCA)
    • Alimentação– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso a refeições a preços sociais)
    • Serviços de Saúde– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso facilitado a consultas de clínica geral no Centro de Saúde de Barcelos e consultas gratuitas no Gabinete de Psicologia do IPCA)
    • Serviços de Transporte – (disponível para todos os estudantes do IPCA. Serviço exclusivo de autocarro Braga-Campus do IPCA e Campus do IPCA-Braga, a preços sociais)
  • Candidaturas

    A candidatura realiza-se através do Portal de Candidaturas.

  • Condições de acesso

    ACESSO DIRETO SEM REALIZAÇÃO DE PROVA

    • Titulares de um curso de ensino secundário profissional de Nível 4.
    • Titulares do 12º ano completo ou habilitação legalmente equivalente.
    • Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET).
    • Titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

    ACESSO COM REALIZAÇÃO DE PROVA

    • Candidatos aprovados nas provas M23
  • Estrutura curricular

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Fundamentos Matemáticos para jogos 6
    S1 História e Evolução dos Jogos 3
    S1 Inglês Técnico 3
    S1 Desenho Digital I 6
    S1 Introdução à animação 6
    S1 Introdução à Programação de Jogos 6
    S2 Desenho Digital II 6
    S2 Design de Jogos I 6
    S2 Narrativa, personagens e cenário 6
    S2 Animação para Jogos Digitais I 6
    S2 Programação de Jogos I 6

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Motores de Jogos 6
    S1 Laboratório de Jogos Digitais 6
    S1 Design de Jogos II 6
    S1 Áudio e VFX 6
    S1 Programação de Jogos II 6
    S2 Estágio 30

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

  • Mais informações

    Poderá obter mais informações sobre os CTeSP através dos seguintes contactos:

    telefone

    Polo de Braga – 253 802 206

    Polo de Esposende – 253 802 192

    Polo de Guimarães – 253 802 208

    Polo de Vila Nova de Famalicão – 253 802 209

    Polo de Vila Verde – 253 401 050

    email
    tesp@ipca.pt

    Direção de curso

    Prof. Paulo Alves (Diretor)

  • Avaliação/Acreditação

    Registo DGES