O Técnico/a Superior Profissional em Apoio à Gestão é o profissional que presta apoio técnico aos órgãos de direção/ administração no exercício das suas competências, assegurando a execução de tarefas de gestão, administrativas e de secretariado; gere a agenda, contactos e toda a informação recebida e produzida, utilizando aplicações informáticas e técnicas de arquivo e indexação; colabora na identificação das necessidades de compras e gere os stocks; elabora orçamentos e identifica desvios; coordena a informação relativa aos recursos técnicos, humanos, financeiros e contabilísticos, no sentido de a aportar à gestão/direção para que esta possa cumprir com as suas obrigações; coordena e assegura a organização de reuniões, assembleias, eventos e visitas, tendo em conta o protocolo, o relacionamento e a comunicação mais adequada ao contexto.
Atividades Principais
- Assegurar a execução de tarefas administrativas, de gestão e de secretariado;
- Interpretar e gerir a informação recebida e produzida, utilizando as aplicações informáticas adequadas;
- Organizar e gerir a agenda e contactos internos e externos;
- Organizar e gerir documentos, ficheiros e arquivos em diferentes suportes, aplicando as respetivas técnicas de arquivo e indexação;
- Estruturar e redigir documentos empresariais e institucionais em língua portuguesa e inglesa;
- Colaborar na identificação das necessidades de compras, aplicando as regras de gestão económica de stocks;
- Controlar as faturas e acompanhar os movimentos de tesouraria;
- Elaborar orçamentos e análise de desvios orçamentais;
- Recolher, selecionar e preparar a informação financeira e contabilística para posteriormente analisar e elaborar os relatórios de gestão, no sentido de permitir à gestão/direção cumprir com as suas obrigações e negociar com as instituições financeiras;
- Recolher, selecionar e preparar a informação relativa a contratos (comerciais, laborais e de seguros) para posteriormente analisar, no sentido de permitir à gestão/direção cumprir com as suas obrigações e negociar com as seguradoras;
- Planear e organizar reuniões, assembleias, eventos, receções e visitas;
- Aplicar as normas de protocolo em situações oficiais;
- Identificar e aplicar as ferramentas adequadas ao relacionamento interpessoal, intra e inter-organizacional;
- Identificar e aplicar os instrumentos e técnicas fundamentais à comunicação eficaz.
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O que é um curso TeSP?
- É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que incluem seis meses de estágio numa empresa.
- Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional.
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Quando se pode inscrever num curso TeSP?
O período de candidaturas é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
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Razões para tirar um curso TeSP
- Desenvolver competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional.
- Adquirir formação de tipo superior e integração imediata numa empresa através de estágio de 6 meses.
- Aumentar a possibilidade de encontrar um emprego, com maior expectativa salarial
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Regime e local de funcionamento dos cursos
Local e regime de funcionamento em 2023/2024
- Local e regime: Polo de Braga – Laboral e Pós-laboral
- Local e regime: Polo de Vila Verde – Labora
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Saídas Profissionais
O Técnico Superior Profissional em Apoio à Gestão estará apto a desenvolver uma atividade profissional nos domínios do secretariado e/ou assessoria à Direção (Empresas, Organismos Públicos e Organismos da Economia Social de âmbito nacional ou internacional), assessoria em recursos humanos, administrativa, financeira e seguradora, assessoria de comunicação, assessoria de relações públicas, protocolo e organização de eventos.
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Destinatários
ACESSO DIRETO SEM REALIZAÇÃO DE PROVA
- Titulares de um curso de ensino secundário profissional de Nível 4.
- Titulares do 12º ano completo ou habilitação legalmente equivalente.
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET).
- Titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
ACESSO COM REALIZAÇÃO DE PROVA
- Candidatos aprovados nas provas M23.
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Propina
Despacho PR nº 73/2020
Propina 2022/2023
- Regime geral: 697€, podendo ser paga em 10 prestações*
- Estudante que ingressam ao abrigo do estatuto de estudante internacional: 1 300€
*Ver Apoios Sociais.
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Ação Social
- Possibilidade de Bolsa de Estudo (qualquer aluno pode candidatar-se a Bolsa de Estudo. valor mínimo assegura o pagamento da propina na íntegra)
- Fundo de Emergência – (exclusivo para estudantes em situação de carência económica. Apoio a fundo perdido na aquisição de refeições, despesas de transporte e despesas de reprografia e material escolar)
- Bolsa de Colaboradores (participação remunerada dos estudantes em atividades adequadas do IPCA)
- Alimentação– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso a refeições a preços sociais)
- Serviços de Saúde– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso facilitado a consultas de clínica geral no Centro de Saúde de Barcelos e consultas gratuitas no Gabinete de Psicologia do IPCA)
- Serviços de Transporte – (disponível para todos os estudantes do IPCA. Serviço exclusivo de autocarro Braga-Campus do IPCA e Campus do IPCA-Braga, a preços sociais)
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Candidaturas
A candidatura realiza-se através do Portal de Candidaturas.
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Condições de acesso
Podem candidatar-se a um CTESP do IPCA:
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos da legislação em vigor;
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
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Estrutura curricular
AC – Área Científica Principal
ECTS - Créditos ECTS
Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)
AC – Área Científica Principal
ECTS - Créditos ECTS
Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)
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Mais informações
Poderá obter mais informações sobre os CTeSP através dos seguintes contactos:
telefone
Polo de Braga – 253 802 206
Polo de Esposende – 253 802 192
Polo de Guimarães – 253 802 208
Polo de Vila Nova de Famalicão – 253 802 209
Polo de Vila Verde – 253 401 050
email
tesp@ipca.pt
Direção de curso
Prof.ª Cláudia Rodrigues (Diretora)
Prof. Pedro Melo (subdiretor)
Prosseguimento de estudos para licenciatura(s) no IPCA – Tabela de Creditações
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Avaliação/Acreditação
Registo DGES
Registo inicial: R/Cr 39/2014 de 02-10-2014
Registos de alteração: R/Cr 39.1/2014 de 27-04-2015 | R/Cr 39.2/2014 de 09-09-2015 | R/Cr 39.3/2014 de 03-08-2017 | R/Cr 39.4/2014 de 17-09-2019 | R/Cr 39.5/2014 de 10-03-2021 | R/Cr 39.6/2014 de 08-05-2023