” Hallucination” foi desenvolvido por Sofia Lopes em projeto de final de curso em Design de Moda na ETESP – IPCA com a orientação de Rui Effe, esteve nomeado para melhor fotografia na categoria de filmes independentes e arrecadou o prémio de melhor filme pelo Público.
Tendo como ponto de partida a obra “Alucinação” de Martin Eder; uma escultura megalómana maciça, feita de metal preto que se sobrepõe ao solo e à gentes, numa possível queda, num eminente impacto.. e entretanto, ali… o vazio, o medo e o silêncio, “Hallucination” de Sofia Lopes revela uma preocupação científica e é resultado de longas pesquisas sobre “psicose maníaco-depressiva” e a sua relação com a genialidade criativa.
O que começou como um desafio de Projeto Final de um curso de Design de Moda, terminou com um prémio no Porto Fashion Film Festival.
“Após iniciarmos o processo criativo e desenvolvermos o conceito que nos levou em 6 meses à concretização deste projeto em Londres, conseguimos reunir agentes humanos e técnicos que fossem de encontro à hipersignificação da imagem;
ao aprimoramento de conceitos mais indicados ao projecto, ao sentido da moda, à coleção de autor, a um melhor entendimento do que efetivamente são delírios e deambulações, incógnitas, manias … e com todos , em modo sistémico, refletir a moda ” – Sofia Lopes.
O Filme: