A sessão terá lugar no Auditório António Martins (ESG), no IPCA, em Barcelos, e poderá ser, também, acompanhada online.
O principal objetivo do Orçamento Participativo do IPCA é promover a participação dos estudantes na governação da instituição, convidando-os a apresentarem projetos que possam integrar o respetivo orçamento.
Além de ter sido coordenador do Projeto Orçamento Participativo Portugal, financiado pela União Europeia através da iniciativa comunitária EQUAL, Nelson Dias tem desempenhado inúmeras funções nesta área.
Entre os vários projetos em que está, ou esteve, envolvido, foi consultor do Banco Mundial para o desenvolvimento dos “Orçamentos Participativos para a Melhoria da Governação Mundial”.
Um trabalho que tem, também, realizado em Portugal, desde 2006, assessorando vários municípios na conceção, desenvolvimento e avaliação dos respetivos processos de Orçamentos Participativos, nomeadamente Lisboa, Cascais, Ponta Delgada, Funchal, Vila Verde e Caminha, entre outros.
A atividade de consultoria tem-se estendido, ainda, a processos de Orçamento Participativo Jovem, igualmente em inúmeros municípios.
Nelson Dias é o criador da “infoOP”, a primeira aplicação informática a nível mundial programada para apoiar a conceção, gestão e avaliação dos processos de Orçamentos Participativos.
É, igualmente, autor de várias publicações, incluindo a coordenação das duas edições do livro “Esperança Democrática – Orçamentos Participativos no Mundo”, bem como do “Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos”.
O Orçamento Participativo do IPCA de 2021 será o segundo na história da instituição. A primeira edição aconteceu em 2019, tendo proposta vencedora resultado na implementação de melhoramentos no espaço disponível para o consumo e preparação das refeições trazidas de casa pelos estudantes, situado no edifício dos Serviços de Ação Social e da Cantina.
A sessão pública do Orçamento Participativo do IPCA 2021 decorre e direto através do canal de Youtube do IPCA.