O teletrabalho traz ao mercado de trabalho uma solução vantajosa para o empregador e para o colaborador.
O teletrabalho oferece mais liberdade, no entanto, acarreta obrigatoriamente, mais responsabilidades.
O equilíbrio entre a liberdade do trabalho remoto e do sentido de responsabilidade são a fórmula para as empresas e colaboradores alcançarem o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Afinando estas variáveis, serão mais focadas, mais produtivas, mais lucrativas e mais felizes.
Reunimos algumas recomendações para a boa organização do teletrabalho no seguinte documento: recomendações para o teletrabalho.
Teletrabalho: O que é?
Teletrabalho: O que é?
Teletrabalho significa trabalho à distância, em particular, a possibilidade de realizar o trabalho a partir de casa.
O teletrabalho vai ser utilizado por centenas de milhões de pessoas por todo o mundo por necessidade, já era um grande sucesso antes e uma tendência em crescimento e vai ter um grande impulso nos próximos anos.
Vantagens de trabalhar a partir de casa:
Vantagens de trabalhar a partir de casa:
Diminuição do stress;
Aumento do bem-estar;
Maior disponibilidade para a família;
Não terá de procurar lugar de estacionamento;
Diminuição de despesas;
Possibilidade de ser o seu próprio patrão;
É possível trabalhar sem interrupções;
Pode controlar o seu ritmo de trabalho;
Fica com mais tempo livre.
Alguns exemplos do que podes fazer para trabalhar remotamente:
Alguns exemplos do que podes fazer para trabalhar remotamente:
Encontrar empresas que aceitam o teletrabalho: se o teu atual patrão não quer que trabalhes remotamente, há muitas outras empresas que procuram um assistente virtual para trabalhar a partir de casa.
Prestar assistência online: muitas empresas ou empreendedores procuram assistência de forma pontual, sobretudo em época de faturação ou balanços financeiros.
Dar conselhos e apoio empresarial a pequenas start-ups ou empreendedores: tu sabes como funciona uma empresa. Tu sabes as etapas a seguir para fechar um novo contrato. Tu sabes como tratar das contas, das faturas e dos contratos. Tu sabes o que muitos não sabem. Vender o teu conhecimento é possível e é muito procurado, sobretudo nesta altura de boom do empreendedorismo. Esse conhecimento pode ser vendido através de blogs, aulas online, e-books ou consultoria individual por Skype
Alguns exemplos de teletrabalho
Alguns exemplos de teletrabalho
Trabalhos administrativos
As pessoas que trabalham nos ditos trabalhos administrativos passam, geralmente, o dia de trabalho inteiro à frente do computador. Preencher tabelas, fazer transcrições de reuniões, tratar da faturação, gerir agendas e contactos, atender clientes…tudo isso pode ser feito em modo de teletrabalho.
As competências adquiridas neste tipo de empregos podem ser ajustadas a novas atividades.
Advocacia
Muitos pensam que alguém de direito não pode exercer facilmente a sua atividade se não estiver presente e à frente do seu cliente. Enganam-se! São vários os advogados ou juristas que conseguem trabalhar remotamente em serviços adaptados às novas tecnologias.
Ajuda e conselhos jurídicos à distância: quantos de nós já procurou no Google alguma resposta a um problema jurídico? Muitas vezes não queremos contratar um advogado e perder tempo com telefonemas e deslocações para resolver um problema. Um advogado pode, através de um site, de um blog ou através de Skype, estar disponível de forma online para responder a dúvidas de pessoas e ajudá-las a resolver problemas imediatos.
Professor
Os professores são imediatamente associados a salas de aula, a escolas, a universidades e a contacto direto com o aluno. Mas hoje, graças à internet, já são muitos aqueles que dão aulas e apoio à distância. E o melhor? É que a procura é superior à oferta.
Dar aulas e tutoria online: plataformas como o Tutor, o Verbling ou o Livementor permitem aos professores e pessoas com bom conhecimento em línguas de darem aulas de forma online.
Tradutor, revisor…
A tradução e revisão de texto são o tipo de trabalho em que há muita oferta. A concorrência também é muita, mas não é de todo difícil arranjar trabalhos nestas áreas! Se já tens experiência, não hesites em usá-la como argumento para conseguires o trabalho.
Podes encontrar este tipo de serviços em teletrabalho respondendo diretamente a anúncios. Para encontrares trabalhos mais rapidamente, começa por criar o teu perfil nos sites de freelancer. Há dezenas de ofertas por dia que podem ser tuas!
Outro site que pode ser útil para encontrar clientes mais rapidamente é o Zaask. O site é português e apesar de ser pago (é necessário comprar créditos) é uma excelente forma de arranjares clientes.
Marketeer, Community Manager
Os trabalhos ligados à comunicação podem ser feitos em modo de teletrabalho. Se navegares por sites de trabalho remoto, vais ver que trabalhos ligados a escrita de conteúdos, a SEO, a branding, a copywriting ou a gestão de redes sociais é coisa que não falta.
Para além de poderes trabalhar para vários clientes e projetos diferentes, a criação de um blog para publicar conteúdo sobre marketing é uma excelente ideia.
São muitos aqueles que procuram aprender mais sobre marketing e comunicação digital e não sabem por onde começar, tendo em conta a quantidade de informação disponível.
Criar um site que simplifique toda essa informação e que adiciona conselhos e ajuda poderá também ser uma excelente mostra do teu trabalho.
Programador, designer…
A programação e o design são duas áreas onde a procura é muito elevada. A maior parte das atividades ligadas a estas duas áreas são perfeitamente adaptadas ao teletrabalho. Se és programador ou designer e queres trabalhar de forma remota, não terás muita dificuldade em encontrar trabalho.
Tanto no caso do programador como no caso do designer, deves criar um portfólio onde o teu potencial cliente pode ver os teus trabalhos.
Tudo o que fizeres pode servir para alimentares o teu portfólio. Mesmo que sejam trabalhos que realizaste para ti, sem nenhum intuito comercial ou profissional, podem ser aí colocados!
Tal como os empregos do setor da comunicação, há muito interesse atualmente pela programação e pelo design. São muitas as pessoas que querem saber mais e aprender as noções bases deste universo. Podes fazer conteúdo sobre HTML, PHP, CSS, Photoshop, InDesign ou de outra qualquer linguagem ou ferramenta de design e disponibilizar tudo isso online.
Prestar atendimento individual e personalizado também poderá ser uma excelente forma de rentabilizar os teus conhecimentos
Ferramentas de teletrabalho
Ferramentas:
O Microsoft Teams é o centro para a colaboração em equipa no Office 365 que integra pessoas, conteúdos e ferramentas para a equipa ser mais produtiva. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e pode integrar outras aplicações para além das oferecidas pela Microsoft.
É uma ferramenta que facilita a organização das nossas tarefas ou projectos, através de um simples interface baseado em cartões. Possibilidade criar para cada tarefa ou projecto uma lista com vários cartões com vários tipos de informações. Cada cartão permite conter fotografias, listas, etiquetas, datas de entrega, votações, calendários e adicionar utilizadores para colaborar em equipa. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e tem três versões: Grátis, Business Class e Enterprise.
O Asana é uma aplicação projectada para ajudar as equipas na organização do trabalho, possibilitando criar relatórios muito completos de todos os seus dados.
Com uma organização das tarefas em forma de lista ou em kanban, ambas são muito simples de utilizar e permitem uma fácil edição. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e tem três versões: Grátis, Business Class e Enterprise.
É uma plataforma onde as equipas trabalham em canais, que centraliza o envio de mensagens, ferramentas e arquivos. Facilita a otimização e organização do tempo do trabalho em equipa, possibilitando a criação de canais com vários objectivos. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e tem quatro versões: Grátis, Padrão, Plus e Enterprise Grid.
No teletrabalho é muito importante realizar reuniões virtuais, para essa função, existe a Zoom, uma plataforma online que possibilita organizar reuniões até mil participantes. A Zoom tem várias funções disponíveis, onde destaco a função de gravação da reunião, possibilitando guardar para arquivo ou partilhar com pessoas que não participaram na reunião. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e tem quatro versões: Gratuito, Profissional, Corporativo e Empresarial.
A mais conhecida aplicação de videoconferência é também uma das melhores ferramentas de teletrabalho, possibilitando para além de fazer reuniões em áudio ou vídeo e enviar mensagens realizar chamadas internacionais para telefones com tarifas acessíveis entre outros recursos. O Skype é muito intuitivo e simples de utilizar. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e tem uma versão gratuita com capacidade de videochamadas até 50 pessoas.
Google Hangouts é uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP.
É uma ferramenta de gestão de tempo dedicado às tarefas que pode potenciar na produtividade das equipas de trabalho.
Para colocar em prática a técnia de Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronómetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. O nome desta técnica deriva da palavra italiana pomodoro (tomate), como referência ao popular cronómetro gastronómico na forma desse vegetal. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.
O Wiki é um site que pode ser editado livremente pelos seus utilizadores. Numa empresa, os Wikis facilitam a escrita colaborativa de documentos, além de ser um espaço de reflexão, onde há troca e discussão em torno de novas ideias e projetos, organização de eventos e elaboração de documentos de trabalho.
Trabalho Remoto por Gonçalo Hall no Porto Innovation Hub
Gonçalo Hall é um entusiasta e espcialista em trabalho remoto, fundador do “Remote Work Movement” partilha várias dicas e ferramentas úteis ao teletrabalho no seguinte vídeo:
Mais informação acerca do teletrabalho e de diversas soluções tecnológicas propostas pelo site estamos ON podem ser encontradas em: https://covid19estamoson.gov.pt/teletrabalho/