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Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Redes e Telecomunicações Avançadas

O técnico em Gestão de Redes e Telecomunicações Avançadas  é um profissional habilitado a projetar, instalar, otimizar e explorar infraestruturas de redes, sistemas de informação e de climatização.

Atividades Principais:

  • Planear, instalar e configurar infraestruturas de redes.
  • Gerir e manter infraestruturas de redes.
  • Gerir servidores e serviços de Internet.
  • Instalar, configurar e realizar manutenção de sistemas informáticos.
  • Instalar e verificar infraestruturas de cablagens para redes.
  • Otimizar o desempenho de infraestruturas de redes.
  • Elaborar um plano de segurança das infraestruturas de comunicações de dados.
  • Administrar e gerir a segurança de sistemas informáticos e redes de comunicação de dados.
  • Manusear redes domésticas, urbanas, fibras e WIFI.
  • Planear, instalar, configurar e definir planos de manutenção a equipamentos de climatização.
  • O que é um curso TeSP?

    • É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que incluem seis meses de estágio numa empresa.
    • Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional.
  • Quando se pode inscrever num curso TeSP?

    O período de candidaturas é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

  • Razões para tirar um curso TeSP

    • Desenvolver competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional.
    • Adquirir formação de tipo superior e integração imediata numa empresa através de estágio de 6 meses.
    • Aumentar a possibilidade de encontrar um emprego, com maior experiência.
  • Regime e local de funcionamento dos cursos

    O local e regime de funcionamento em 2023/2024

    • Local: Polo de Braga
    • Regime: Laboral e Pós-laboral
  • Propina

    Despacho PR nº 73/2020

    Propina 2022/2023

    • Regime geral: 697€, podendo ser paga em 10 prestações*
    • Estudante que ingressam ao abrigo do estatuto de estudante internacional: 1 300€

    *Ver Apoios Sociais.

  • Ação Social

    • Possibilidade de Bolsa de Estudo (qualquer aluno pode candidatar-se a Bolsa de Estudo. valor mínimo assegura o pagamento da propina na íntegra)
    • Fundo de Emergência – (exclusivo para estudantes em situação de carência económica. Apoio a fundo perdido na aquisição de refeições, despesas de transporte e despesas de reprografia e material escolar)
    • Bolsa de Colaboradores (participação remunerada dos estudantes em atividades adequadas do IPCA)
    • Alimentação– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso a refeições a preços sociais)
    • Serviços de Saúde– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso facilitado a consultas de clínica geral no Centro de Saúde de Barcelos e consultas gratuitas no Gabinete de Psicologia do IPCA)
    • Serviços de Transporte – (disponível para todos os estudantes do IPCA. Serviço exclusivo de autocarro Braga-Campus do IPCA e Campus do IPCA-Braga, a preços sociais)
  • Candidaturas

    A candidatura realiza-se através do Portal de Candidaturas.

  • Condições de acesso

    ACESSO DIRETO SEM REALIZAÇÃO DE PROVA

    • Titulares de um curso de ensino secundário profissional de Nível 4.
    • Titulares do 12º ano completo ou habilitação legalmente equivalente.
    • Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET).
    • Titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

    ACESSO COM REALIZAÇÃO DE PROVA

    • Candidatos aprovados nas provas M23
  • Estrutura curricular

  • Mais informações

    Poderá obter mais informações sobre os CTeSP através dos seguintes contactos:

    telefone

    Polo de Braga – 253 802 206

    Polo de Esposende – 253 802 192

    Polo de Guimarães – 253 802 208

    Polo de Vila Nova de Famalicão – 253 802 209

    Polo de Vila Verde – 253 401 050

    email
    tesp@ipca.pt

    Direção de curso

    Prof. José Barradas (Diretor)

    Prof. João Borges (Subdiretor)

  • Avaliação/Acreditação

    Registo DGES

    Registo inicial: R/Cr 1/2023 de 19-01-2023