Presidente da Câmara de Famalicão dá as boas vindas aos estudantes do IPCA

Cerca de 200 estudantes do 1º ano dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais foram recebidos, esta quinta-feira, pelo Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, nas novas instalações do IPCA nesta cidade.

Desde o início de setembro, o IPCA está instalado no CIIES – Centro e Inovação, Investigação e Ensino Superior – nas antigas instalações da escola Cooperativa Didáxis em S. Cosme – juntamente com outras instituições.

A fixação do IPCA em Famalicão estava já há muito prevista no Plano Estratégico do IPCA, numa estratégia de alargar a presença desta Instituição ao quadrilátero e assim cumprir com a sua missão de servir a região do Cávado e do Ave.

Foi ainda no seguimento desta estratégia que foi criada, recentemente, a Escola Técnica Superior Profissional com o objetivo de se dedicar exclusivamente à formação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), pelo seu cariz técnico, vocacional e profissional, numa forte ligação com as empresas da região.

“O IPCA tinha interesse em cumprir a sua missão de levar o ensino superior público ao concelho de Vila Nova de Famalicão, contribuindo não só para permitir que mais estudantes possam aceder ao ensino superior, mas também para permitir às empresas terem pessoas mais qualificadas e, dessa forma, estarem melhor preparadas para aumentar o desenvolvimento regional e nacional”, referiu a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, durante a sua intervenção.

O Presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, reforçou a importância do Ensino Superior e da chegada do IPCA com a formação dos CTeSP´s neste que é o conselho mais exportador do norte. “É, sem dúvida, uma mais valia para Famalicão a aposta no Ensino Superior e o IPCA vem, com os CTeSP´s, dar resposta às necessidades do mercado e potenciar o desenvolvimento local”.

Este ano letivo estão em funcionamento no Polo de Famalicão 8 CTeSP´s, sendo que as vagas disponibilizadas foram totalmente preenchidas.

Ao Campus do IPCA, em Barcelos, e aos Polos de Guimarães e Braga, junta-se agora o Polo de Famalicão).