IPCA é parceiro da iniciativa “Março com Sabores do Mar”

Por mais um ano consecutivo, o IPCA é parceiro do Município de Esposende na iniciativa “Março com Sabores do Mar”, que decorre durante o mês de março.

“Porque há um mar(ço) de sempre que chama por ti” é o mote do festival de sabores deste ano que visa a preservação, valorização e promoção do acervo gastronómico de Esposende, especialmente no que respeita aos pratos de peixe e mariscos.

O evento gastronómico já foi oficialmente apresentado e o IPCA é um dos parceiros desta iniciativa que pretende assegurar o compromisso de tornar o “Março com Sabores do Mar” cada vez mais educativo, cultural e comunitário, sendo a cozinha deste versátil, abrangente e inovadora.

Para além do já habitual showcooking dinamizado pelos estudantes do curso de Cozinha e Inovação Alimentar, os estudantes do IPCA vão ainda participar num concurso gastronómico de ideias de nome “Snack-Mar”, onde vão referenciar o tipo de petiscos que se propõe elaborar com produtos e harmonizações de bebidas de proveniência local, como foco na sustentabilidade, saúde e nutrição à mesa.

O IPCA vai ainda acolher o concurso “Fish Chefe”, na semana de 20 a 23 de março de 2023, inserido no projeto que o Município de Esposende tem em implementação, designado “Geração S – Programa de Sustentabilidade Alimentar” e que tem por base a educação para a sustentabilidade alimentar, implementado em todas as escolas do concelho. Este concurso, pretende apelar ao consumo de peixe, bem como ao conhecimento dos produtos endógenos do concelho, tendo, também, a particularidade de ajudar os mais novos na aquisição de competências de empreendedorismo e trabalho em equipa, melhorando a sua autoestima e confiança. A organização do concurso gastronómico é da responsabilidade da Câmara Municipal de Esposende e o palco do evento é o Polo de Esposende do IPCA.

Com uma forte componente digital, tal como sucedeu no ano anterior, esta edição apresenta algumas novidades, desde logo o prolongamento do período de realização do evento, com início em fevereiro, através da campanha “Lampreia & Companhia”, finalizando somente em abril, com a iniciativa “Esposende, o robalo está aqui”, reforçando, assim, a marca “Março com Sabores do Mar” e a parceria com o IPCA.