Estudantes criam logotipo para Centro Hospitalar Gaia/Espinho

Os projetos de inovação pedagógica são cada vez mais uma constante para os estudantes do IPCA.

Desta vez, no âmbito da Design Sprint Week, estudantes do curso TesP Design para Media Digitais desenvolveram o logotipo e projeto de identidade gráfica para a Unidade da Mulher e da Criança (UMC) do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE).

Eva Marques, Guilherme Dias, Carolina Prata e Sara Silva, estudantes do 2º e 1º ano, desenvolveram o logotipo e manual de identidade gráfica para a nova Unidade Mulher e Criança do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE). Este projeto foi desenvolvido no âmbito da Design Sprint Week do Curso de Design para Media Digitais, numa colaboração entre o Centro Hospitalar e o IPCA.

A ‘Design Sprint Week’ é uma semana multidisciplinar, em que os estudantes do curso trabalham colaborativamente com empresas, na conceção e desenvolvimento de um produto digital com base na metodologia de Design Sprint (‘Human-centered design’, ‘design thinking’, etc.). O ‘Design Sprint’ é um processo de cinco dias para responder às principais questões através da criação novas ideias, novas propostas de design e protótipos com utilizadores e clientes finais. Resumindo, é uma forma mais rápida e ágil para encontrar soluções.

O desafio teve como ponto de partida o desenvolvimento de uma representação visual simples, coerente e integrada com o projeto de identidade existente do CHVNGE. O resultado final foi aprovado pela direção de comunicação do hospital.

O processo de desenvolvimento e proposta final, foi orientada e acompanhada por Miguel Saraiva, diretor do Gabinete de Comunicação e Imagem do CHVNG/E.

A Design Sprint Week do Curso de Médias Digitais foi organizada e promovida pela Professora e Diretora de Curso de Design para Media Digitais, Cristina Coutinho.