Dia histórico para o IPCA: oficializada a escritura da primeira residência de estudantes

O IPCA celebrou hoje a escritura de um edifício residencial que se transformará dentro em breve na primeira residência de estudantes do IPCA.

Passados 26 anos da entrada em funcionamento dos primeiros cursos, este é um dia histórico para o IPCA, que vê concretizado o sonho de disponibilizar alojamento estudantil à sua comunidade em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras.

Localizada na Rua do Aldão, em Vila Frescaínha S. Martinho, a 200 metros do Campus, esta infraestrutura permitirá, ainda, tornar o IPCA mais atrativo para estudantes nacionais e internacionais, potenciando a escolha desta instituição para muitos daqueles que decidem frequentar uma instituição de ensino superior.

A aquisição desta infraestrutura foi possível graças ao financiamento de verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no seguimento da candidatura apresentada no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), tendo sido atribuído cerca de 2.024,00 milhões de euros. A verba destina-se à aquisição do edifício, adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da residência de estudantes. Esta residência terá capacidade para 62 camas a disponibilizar em setembro de 2023.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, no final da escritura, congratulou-se com este momento, salientando a importância do mesmo para o reforço da afirmação na área social e na melhoria das condições de acesso e frequência da comunidade estudantil, contribuindo para a efetiva igualdade de oportunidades e respondendo mais eficazmente às necessidades e expectativas dos estudantes e das suas famílias.