Comunicado – Plano de Retorno às atividades presenciais no IPCA

Comunicado da Senhora Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, relativo ao retorno gradual das atividades presenciais no IPCA.

“Cara Comunidade Académica do IPCA,

Decorreram sensivelmente nove semanas desde que suspendemos a atividade letiva presencial no IPCA, por força da pandemia da doença COVID-19.

Apesar do contexto difícil e de exceção que todos vivemos durante este período, e que representou um desafio sem precedentes à nossa capacidade de atuar, resolvendo problemas e adaptando sempre as decisões ao contexto particular do momento, podemos afirmar que o balanço da atividade realizada é muito positivo e para tal muito contribuiu o desempenho exemplar de toda a comunidade: estudantes, professores e colaboradores.

Nesta fase, e seguindo as medidas excecionais estabelecidas pelo Governo de Portugal que recomendam o levantamento gradual das medidas de confinamento com vista a iniciar a fase de recuperação e revitalização da nossa vida em sociedade e da nossa economia, bem como as recomendações do MCTES no sentido de serem elaborados planos para esse levantamento progressivo a partir de 4 de maio,  aprovei através do Despacho PR nº 43/2020 as orientações e medidas para o retorno gradual às atividades presenciais no IPCA.

Após a apresentação pelos Diretores das Escolas dos planos de retoma gradual da atividade letiva, o IPCA irá manter em funcionamento, até ao final do presente ano letivo, as atividades letivas em regime de ensino a distância, à exceção de aulas práticas e laboratoriais que regressam gradualmente ao regime presencial a partir de 18 de maio, respeitando as adequadas regras de segurança e com a proteção individual e o distanciamento entre as pessoas. Mantém-se ainda a avaliação contínua pela via digital, salvo exceções devidamente justificadas, regressando a avaliação ao modelo presencial na época de exames e na época especial de exames, assim como a realização de provas académicas.

Em paralelo, e de forma a dar o devido apoio à atividade letiva e avaliação presencial, os serviços do IPCA, nomeadamente a biblioteca e outros serviços de apoio aos estudantes reabrem de forma gradual. A biblioteca José Mariano Gago reabre a partir de 18 de maio, com ocupação reduzida, sendo ainda disponibilizadas duas salas adjacentes que funcionarão como espaços de apoio à biblioteca, especialmente destinadas à consulta e ao estudo, e a Cantina reabre no dia 25 de maio.

Os planos de retoma gradual no IPCA implicam o reforço das regras de segurança e de cuidados de higienização e de saúde, tais como o uso obrigatório de máscara (de acordo com as orientações da DGS), o distanciamento físico, a colocação de barreiras de proteção na receção das Escolas e serviços de atendimento, o reforço das ações de limpeza e higienização dos espaços utilizados, a disponibilização de gel desinfetante e de outros produtos de limpeza e a higienização em todos os espaços do IPCA, entre outras medidas de segurança.

Este regresso deve ser ponderado e bem articulado, sempre de acordo com as recomendações das autoridades competentes, sendo os planos avaliados e atualizados de forma contínua em função da evolução da situação epidemiológica. Temos a responsabilidade de zelar pela segurança da comunidade académica, do bem-estar e saúde de todos.  Para tal apelo à responsabilidade coletiva e individual para que todas as regras sejam cumpridas e contribuirmos assim para uma retoma da sociedade e da economia de forma segura e responsável.

Para um melhor conhecimento das medidas aprovadas para o retorno gradual das atividades presenciais, recomenda-se a leitura do Plano Operacional para o Retorno Gradual às Atividades Presenciais no IPCA, que mereceu o parecer favorável da Unidade de Saúde  Pública da ACES Cávado III – Barcelos/Esposende e que se encontra disponível para consulta neste link:  https://ipca.pt/covid-19/plano-operacional-para-retorno-as-atividades-presenciais-no-ipca/

Foi ainda construída uma página de perguntas e respostas no seguinte endereço: https://ipca.pt/covid-19/plano-retorno-perguntas-respostas/ Aqui pode obter resposta às suas dúvidas e ainda enviar-nos as suas questões ou sugestões para atualizar continuamente estas FAQs.

Continuamos numa fase de vigilância e combate à doença COVID-19, mas estou convicta de que com a colaboração de todos estamos em condições de retomar gradualmente, com segurança.”

Maria José Fernandes

Presidente do IPCA