Campanha “RECICLAR + E MELHOR”: IPCA instala novos ecopontos e retira os caixotes de lixo individuais

O IPCA tem vindo a promover nas suas redes sociais uma campanha de sensibilização ambiental, sob o mote: “RECICLAR + E MELHOR”, com o objetivo de alertar para a necessidade de uma efetiva separação do lixo e evitar a poluição dos espaços exteriores.

Neste sentido, a campanha de sensibilização ambiental “RECICLAR + E MELHOR” visa a redução dos impactes ambientais negativos, através de uma gestão de resíduos integrada e sustentável, por forma a assegurar a gestão sustentável dos materiais, garantindo uma utilização eficiente dos recursos naturais e promovendo os princípios da economia circular.

A realização desta iniciativa está em linha com Plano Estratégico do IPCA 2022-2025 que prevê: “Continuar a promover um Campus ambientalmente sustentável, seguro e saudável, envolvendo toda a comunidade académica na implementação das boas práticas e medidas definidas

Neste âmbito vão ser instalados novos pontos de recolha seletiva de resíduos em espaços comuns e zonas de passagem e retirados todos os caixotes de lixo das salas de aula e gabinetes de docentes e colaboradores, a fim de se promover uma efetiva separação do lixo produzido.

As localizações dos novos ecopontos foram estrategicamente definidas de forma a disponibilizar um rápido acesso aos locais de colocação do lixo por um lado e, por outro, otimizar o número de ecopontos a instalar.

São sobretudo conjuntos de três contentores – papel/cartão, plásticos/metal e lixo orgânico – havendo pontualmente conjuntos de quatro contentores – com adicional para o vidro – em zonas ligadas à alimentação. Cada contentor terá informação de exemplos do que deve, e não deve, ser aí colocado.

Os resíduos de papel/cartão, plásticos/metal e vidro são recolhidos pela RESULIMA, tendo como destino a sua reutilização. Os de lixo orgânico são colocados nos contentores recolhidos pela Câmara Municipal de Barcelos, e têm como destino a eliminação, com custos financeiros e ambientais, o que releva a importância da separação na origem, isto é, a correta colocação do lixo no respetivo contentor.

O IPCA apela à colaboração de TODOS, estudantes, docentes, colaboradores, investigadores e convidados, para a correta deposição dos resíduos, tornando o IPCA e o nosso planeta mais sustentáveis.