Curso Técnico Superior Profissional em Gestão financeira e contabilística – NOVO

O técnico em gestão financeira e contabilística é um profissional com competências para gerir atividades de âmbito financeiro e contabilístico com vista a assegurar a informação necessária à análise interna e à prestação de contas das organizações.

Atividades principais:

  • Organizar, classificar e reconhecer documentação oficial em função do seu conteúdo, baseado na legislação contabilística e fiscal em vigor;
  • Gerir áreas administrativa, financeira e contabilística através de software informático e aplicações informáticas específicas com vista a obter outputs;
  • Coordenar as operações realizadas por uma empresa para avaliar as implicações financeiras e contabilísticas das mesmas;
  • Participar na elaboração e gestão de centros de custos e capacidade de análise dos custos de uma empresa;
  • Assegurar os procedimentos necessários à prestação de contas e ao cumprimento de outras obrigações legais e fiscais;
  • Preparar documentação necessária para as auditorias financeiras e contabilísticas;
  • Preparar, apresentar e interpretar as principais peças necessárias para a análise financeira;
  • Gerir fontes de financiamento, aplicações financeiras e outros recursos de âmbito financeiro;
  • Elaborar relatórios de apoio às decisões de gestão com enquadramento setorial e económico;
  • Assegurar a realização de procedimentos inerentes ao enquadramento legal, laboral e financeiro das empresas.