Curso Técnico Superior Profissional em Apoio à Gestão

O Técnico/a Superior Profissional em Apoio à Gestão é o profissional que presta apoio técnico aos órgãos de direção/ administração no exercício das suas competências, assegurando a execução de tarefas de gestão, administrativas e de secretariado; gere a agenda, contactos e toda a informação recebida e produzida, utilizando aplicações informáticas e técnicas de arquivo e indexação; colabora na identificação das necessidades de compras e gere os stocks; elabora orçamentos e identifica desvios; coordena a informação relativa aos recursos técnicos, humanos, financeiros e contabilísticos, no sentido de a aportar à gestão/direção para que esta possa cumprir com as suas obrigações; coordena e assegura a organização de reuniões, assembleias, eventos e visitas, tendo em conta o protocolo, o relacionamento e a comunicação mais adequada ao contexto.

Atividades Principais

  • Assegurar a execução de tarefas administrativas, de gestão e de secretariado;
  • Interpretar e gerir a informação recebida e produzida, utilizando as aplicações informáticas adequadas;
  • Organizar e gerir a agenda e contactos internos e externos;
  • Organizar e gerir documentos, ficheiros e arquivos em diferentes suportes, aplicando as respetivas técnicas de arquivo e indexação;
  • Estruturar e redigir documentos empresariais e institucionais em língua portuguesa e inglesa;
  • Colaborar na identificação das necessidades de compras, aplicando as regras de gestão económica de stocks;
  • Controlar as faturas e acompanhar os movimentos de tesouraria;
  • Elaborar orçamentos e análise de desvios orçamentais;
  • Recolher, selecionar e preparar a informação financeira e contabilística para posteriormente analisar e elaborar os relatórios de gestão, no sentido de permitir à gestão/direção cumprir com as suas obrigações e negociar com as instituições financeiras;
  • Recolher, selecionar e preparar a informação relativa a contratos (comerciais, laborais e de seguros) para posteriormente analisar, no sentido de permitir à gestão/direção cumprir com as suas obrigações e negociar com as seguradoras;
  • Planear e organizar reuniões, assembleias, eventos, receções e visitas;
  • Aplicar as normas de protocolo em situações oficiais;
  • Identificar e aplicar as ferramentas adequadas ao relacionamento interpessoal, intra e inter-organizacional;
  • Identificar e aplicar os instrumentos e técnicas fundamentais à comunicação eficaz.

 

  • O que é um curso TeSP?

    • É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que incluem seis meses de estágio numa empresa.
    • Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional.
  • Quando se pode inscrever num curso TeSP?

    O período de candidaturas é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

  • Razões para tirar um curso TeSP

    • Desenvolver competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional.
    • Adquirir formação de tipo superior e integração imediata numa empresa através de estágio de 6 meses.
    • Aumentar a possibilidade de encontrar um emprego, com maior expectativa salarial
  • Regime e local de funcionamento dos cursos

    Local e regime de funcionamento em 2023/2024

    • Local e regime: Polo de Braga – Laboral e Pós-laboral
    • Local e regime: Polo de Vila Verde – Labora

     

     

  • Saídas Profissionais

    O Técnico Superior Profissional em Apoio à Gestão estará apto a desenvolver uma atividade profissional nos domínios do secretariado e/ou assessoria à Direção (Empresas, Organismos Públicos e Organismos da Economia Social de âmbito nacional ou internacional), assessoria em recursos humanos, administrativa, financeira e seguradora, assessoria de comunicação, assessoria de relações públicas, protocolo e organização de eventos.

  • Destinatários

    ACESSO DIRETO SEM REALIZAÇÃO DE PROVA

    • Titulares de um curso de ensino secundário profissional de Nível 4.
    • Titulares do 12º ano completo ou habilitação legalmente equivalente.
    • Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET).
    • Titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

    ACESSO COM REALIZAÇÃO DE PROVA

    • Candidatos aprovados nas provas M23.
  • Propina

    Despacho PR nº 73/2020

    Propina 2022/2023

    • Regime geral: 697€, podendo ser paga em 10 prestações*
    • Estudante que ingressam ao abrigo do estatuto de estudante internacional: 1 300€

    *Ver Apoios Sociais.

  • Ação Social

    • Possibilidade de Bolsa de Estudo (qualquer aluno pode candidatar-se a Bolsa de Estudo. valor mínimo assegura o pagamento da propina na íntegra)
    • Fundo de Emergência – (exclusivo para estudantes em situação de carência económica. Apoio a fundo perdido na aquisição de refeições, despesas de transporte e despesas de reprografia e material escolar)
    • Bolsa de Colaboradores (participação remunerada dos estudantes em atividades adequadas do IPCA)
    • Alimentação– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso a refeições a preços sociais)
    • Serviços de Saúde– (disponível para todos os estudantes do IPCA. Acesso facilitado a consultas de clínica geral no Centro de Saúde de Barcelos e consultas gratuitas no Gabinete de Psicologia do IPCA)
    • Serviços de Transporte – (disponível para todos os estudantes do IPCA. Serviço exclusivo de autocarro Braga-Campus do IPCA e Campus do IPCA-Braga, a preços sociais)
  • Candidaturas

    A candidatura realiza-se através do Portal de Candidaturas.

     

  • Condições de acesso

    Podem candidatar-se a um CTESP do IPCA:

    • ­Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
    • Titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos da legislação em vigor;
    • Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
  • Estrutura curricular

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Fundamentos de Economia CE 6
    S1 Fundamentos de Gestão- CE 6
    S1 Inglês 6
    S1 Matemática CA 6
    S1 Finanças Empresariais CE 6
    S2 Direito Empresarial, Laboral e Financeiro CE 6
    S2 Contabilidade CE 6
    S2 Práticas de Secretariado e Assessoria. 3
    S2 Fundamentos de Comportamento Organizacional CE 6
    S2 Gestão de Escritório CE 6

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Inglês de Negócios 6
    S1 Aplicações de Escritório Eletrónico. 3
    S1 Comunicação e Marketing CE 6
    S1 Análise e Controlo de Custos CE 6
    S1 Operações com Bancos e Seguradoras CE 6
    S2 Estágio 30

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

  • Mais informações

    Poderá obter mais informações sobre os CTeSP através dos seguintes contactos:

    telefone

    Polo de Braga – 253 802 206

    Polo de Esposende – 253 802 192

    Polo de Guimarães – 253 802 208

    Polo de Vila Nova de Famalicão – 253 802 209

    Polo de Vila Verde – 253 401 050

    email
    tesp@ipca.pt

    Direção de curso
    Prof. Pedro Melo (Diretor)

    Prof.ª Cláudia Rodrigues (Subdiretora)

  • Avaliação/Acreditação

    Registo DGES

    Registo inicial: R/Cr 39/2014 de 02-10-2014
    Registos de alteração: R/Cr 39.1/2014 de 27-04-2015 | R/Cr 39.2/2014 de 09-09-2015 | R/Cr 39.3/2014 de 03-08-2017 | R/Cr 39.4/2014 de 17-09-2019 | R/Cr 39.5/2014 de 10-03-2021 | R/Cr 39.6/2014 de 08-05-2023